O REFINAMENTO DO ACABAMENTO DOURADO

Atualizado em 08/08/2023 11:10:15


O tom dourado (polido ou escovado) é um acabamento marcante que remete à grandeza. Apresenta-se com pompa, enriquecendo os ambientes. Também sugere luminosidade por evocar o tom amarelo do sol e do ouro.

O acabamento dourado, quando brilhante ( polido )  inspira  luxuosidade, ao passo que o escovado possui um ar mais discreto, mas ainda assim, chique.

Além disto, a escolha do modelo da maçaneta interfere diretamente ao estilo que se pretende imprimir ao projeto.  Modelos mais arredondados insinuam um ar clássico e acolhedor. Os modelos com linhas retas, um ar arrojado e contemporâneo.

Este acabamento costuma ser bem versátil, combinando com todas as demais cores. Isto permite sua utilização, tanto com cores vibrantes, criando um ambiente  alegre e moderno, quanto com cores neutras, como o bege e ainda, demonstra acolhimento em harmonia com tons terrosos, como o marrom. 

Para um toque de elegância, o conjunto dourado ( fechadura e maçanetas ) juntamente, com as ferragens ( dobradiças ) aplicados nas portas, confere o ar de requinte e suntuosidade que se deseja infundir ao ambiente, sem precisar investir em outras peças do mobiliário neste mesmo tom.

O dourado quando utilizado em ambientes corporativos, como escritórios, demonstra exclusividade e prosperidade. 

Muitos hotéis luxuosos empregam este acabamento para proporcionar esta sensação aos seus hóspedes.

Este mesmo acabamento aplicado em ambientes residenciais sugere refinamento e um projeto primoroso. 

Combinações do acabamento dourado com materiais rústicos são muito bem-vindas. Atribuem leveza e modernidade. 

Uma dica importante para uma melhor homogeneidade visual é optar pelo mesmo acabamento do conjunto para as demais ferragens ( prendedores, amortecedores e fechos de segurança ).

O dourado pode, ainda, ser utilizado em todos os cômodos conciliando com as demais ferragens, visto que, hoje em dia é muito comum encontrar torneiras, chuveiros e demais itens neste acabamento. Inclusive, para pisos e revestimentos, onde podem ser aplicados na área total ou somente para detalhes.

Seja como protagonista ou coadjuvante, o tom dourado fará bonito na decoração e sempre trará um ar de requinte por estar associado ao metal precioso ouro.