DÚVIDAS FREQUENTES
Confira a seguir algumas Perguntas e Respostas mais frequentes, que poderão lhe ajudar. Para outras dúvidas específicas entre em contato com a Assistência Técnica IMAB através do e-mail: assistencia@imab.com.br

 

ESCOLHENDO A MELHOR FECHADURA PARA SUA CASA:
A espessura da porta escolhida determinará o limite máximo da espessura da fechadura.
Normalmente a diferença entre a espessura da porta e a largura da chapa testa deve ser em torno de 10mm (5mm para cada lado), uma diferença menor enfraquecerá a porta.
Algumas medidas devem ser consideradas para definir a instalação e, em caso de reposição, considerar também o tamanho da antiga fechadura.

 

CHAPA-TESTA: está disposta frontalmente à máquina da fechadura. É esta medida que indica a altura e largura da caixa da fechadura.

 

DISTÂNCIA DE BROCAé a medida correspondente entre o centro do cilindro e a chapa testa da fechadura.
As medidas mais usadas são: 40mm, 45mm, 55mm e 70mm.

Atenção: Só recomendamos o uso de maçanetas bola em fechaduras com distância de broca a partir de 55mm, pois numa distância menor a maçaneta ficará muito encostada no batente da porta, dificultando o acionamento.

 

LADO DE ABERTURA DA PORTA: 
o lado de abertura é sempre determinado olhando-se a porta pelo lado de fora.
Se a dobradiça ficar do lado esquerdo da porta, ela se abrirá para a esquerda.
Se a dobradiça ficar do lado direito da porta, ela se abrirá para a direita.
Esta informação é imprescindível para determinar se será necessário realizar a reversão do trinco da fechadura.

 

LIMPEZA E MANUTENÇÃO DAS FECHADURAS IMAB :
Para limpeza das maçanetas e guarnições, use flanela limpa e umedecida em água e sabão neutro, e seque com flanela seca e limpa. É aconselhável o uso de grafite em pó para lubrificação do cilindro a cada 6 (seis) meses, e para um melhor performance, lubrificar a parte interna da fechadura com graxa a cada 1 (um) ano. Em caso de instalação em locais com pouco uso ou regiões de maresia, é necessária limpeza a cada 4 (quatro) semanas, devido ao acúmulo de sujeira e sal, que prejudicam a durabilidade do revestimento.

 

EM CASO DE RECLAMAÇÕES :
Recomendamos que guarde em lugar seguro o seu certificado de garantia e nota fiscal de compra em um lugar seguro. Uma cópia da nota fiscal será necessária quando você solicitar um serviço de assistência técnica.
Entre em contato com a Assistência Técnica IMAB através do e-mail assistencia@imab.com.br para maiores informações.

 

INSTALAÇÃO DA FECHADURA :
As fechaduras IMAB são projetadas de modo que qualquer pessoa possa instalá-las com facilidade, desde que respeitadas as instruções de instalação contidas nas embalagens de nossos produtos.
Ao instalar uma fechadura, busque sempre alinhar bem as peças correspondentes, de modo que o trinco feche livremente quando a porta é fechada.

Ferramentas necessárias :
Para a maioria das fechaduras, para fazer a furação na porta, será necessária uma furadeira (e acessórios), broca e formão para acabamento, e um conjunto de chaves de fenda, philips e allen para instalação.
Consulte sempre as instruções de instalação que seguem na embalagem do produto para se certificar de que dispõe das ferramentas necessárias.
As portas que já vem com a furação própria facilitam a instalação.
OBS.: Indicamos sempre que a instalação seja feita por um profissional habilitado!

 

É POSSÍVEL USAR APENAS UMA ÚNICA CHAVE PARA ABRIR TODAS AS MINHAS PORTAS?
Sim, na maioria dos casos, é possível usar uma só chave em todas as fechaduras. Esse processo chama-se Mestragem. Para isso é necessário que as fechaduras sejam do mesmo tipo (todas externas), e o cilindro precisa ter o mesmo número de pinos.
O Sistema de Mestragem é indicado para hotéis, residências, lojas, edifícios, escolas, hospitais, empresas, bancos ou onde mais for necessário restringir ou facilitar o acesso.
O Planejamento de um Sistema de Mestragem define quais e quantas chaves acionam determinados cilindros dentro deste sistema.

 


(Chaves Mestras (Somente cilindros 3000 e 5000) / Chaves Grã-Mestras (Somente cilindro 5000).

 

GARANTIA IMAB :

A IMAB fabrica produtos de alta segurança, qualidade e sofisticação, garantindo o perfeito funcionamento dos produtos por ela produzidos contra defeitos de fabricação. Desta forma, você deve ficar atento aos prazos de garantia indicados no Termo que acompanha cada embalagem.
A garantia não se aplica a quaisquer defeitos alheios à fabricação e, especialmente, quando tais defeitos forem provenientes de:

- Não cumprimento das instruções de instalação e conservação;
- Tentativas de arrombamento;
- Reparos ou intervenções de terceiros;
- Uso de peças não originais adaptadas ao produto;
- Uso de chaves não originais IMAB;
- Desgaste natural devido ao uso.

 

GRAU DE RESISTÊNCIA À CORROSÃO, FREQUÊNCIA DE USO E GRAU DE SEGURANÇA :
Antes de especificar um produto, verifique sua classificação segundo as tabelas abaixo: 

Segundo a norma brasileira ABNT 14.913, peças que resistem a mais de 144 horas de câmara de névoa salina estão aptas ao uso em áreas litorâneas, como mostra a tabela acima. Para o melhor entendimento da norma ABNT NBR 14913, todas as embalagens apresentam níveis específicos de cada conjunto quanto a estes fatores.

 

 

Os diversos tipos de matérias primas apresentam as seguintes requisições no ensaio de salt spray: 

 

Latão   Zamak   Aço Inox  
Cromado 96 hs Cromado 48 hs Inox Polido 24 hs
Cromado acetinado 72 hs Cromado acetinado 24 hs Inox Escovado 24 hs
Antique 72 hs Antique 48 hs    
Latão Polido 24 hs        
Latão Envernizado 72 hs      

Existe relação entre metal base utilizado e acabamentos superficiais.

 

 

REGIÕES LITORÂNEAS
Para regiões litorâneas, indicamos os produtos com base em latão nos acabamentos Cromado(CR) e Cromado Acetinado (CA), ou em Aço Inox nos acabamentos Polido (XP) ou Escovado (XE).
Indicamos também que seja feita limpeza periódica nos produtos.

 

* Em caso de outras dúvidas, entre em contato direto com a
Assistência Técnica IMAB, através do e-mail : assistencia@imab.com.br